O uso da banda C para 5G levantou questões no mercado da aviação com relação a possível interferência em radioaltímetros de aeronaves.
Os radioaltímetros são projetados para gerar dados para outros equipamentos de segurança no avião, incluindo instrumentos de navegação, conscientização do terreno e sistemas de prevenção de colisões. Esses dispositivos aviônicos sensíveis podem ser suscetíveis à interferência de RF, criando preocupação de que possam fornecer leituras erradas ou não funcionar.
Os efeitos da interferência são diversos, variando de operações de várias transportadoras 5G a fronthaul aberto e questões de segurança cibernética. Uma coisa é certa: a segurança da aviação não pode ser comprometida e todo o risco deve ser diligentemente minimizado.
Como construir resiliência entre operações de companhia aérea e 5G
Este artigo tem como objetivo conscientizar sobre os possíveis impactos do 5G na segurança pública e como gerenciar operacionalmente esse impacto.
Baixe o eBook e saiba como detectar e minimizar potenciais interferências por meio de testes e ajustes da influência das redes 5G nos sistemas RADALT antes da implantação em tempo real.
Com experiência em tecnologias 5G/além do 5G e aviônica, a VIAVI pode oferecer suporte a mercados, organizações globais e reguladores governamentais para restaurar a confiança dos radioaltímetros em zonas 5G.